segunda-feira, 2 de abril de 2012

Jaguaruana comemora inauguração da Escola Profissional

Mais de seis mil pessoas de Jaguaruana, no Vale do Jaguaribe, se reuniram nesta segunda-feira (27) a espera do governador Cid Gomes. Ele esteve naquele município para a entregar aos jovens a 83º Escola Estadual de Educação Profissional Francisca Rocha Silva. Na unidade, o Governo do Estado, através da Secretaria da Educação; em parceria com o Governo Federal investiu o montante de R$ 8,8 milhões, entre construção e aquisição de mobília e material. Até o fim de 2014, o Governo do Estado vai inaugurar 140 EEEPs.

A nova unidade oferece uma estrutura composta de 12 salas de aula, auditório para 201 lugares, biblioteca e dependências administrativas. Os alunos também vão dispor de Laboratórios Tecnológicos, de Línguas, Informática, Química, Física, Biologia e Matemática, Ginásio Poliesportivo e Teatro de Arena. O Governador fez questão de lembrar que a Escola está aberta para toda comunidade. “Não quero que essa estrutura fique apenas para os alunos. Por isso ela foi construída com várias entradas, para que assim a população possa usar o Auditório, o Teatro, a Biblioteca, e os jovens também possam se beneficiar do Ginásio para praticar esportes”, lembrou Cid.

Escola_Jaguaruana2A Escola de Educação Profissional Francisca Rocha Silva vai beneficiar 540 alunos, que vão estudar em tempo integral, das 7 horas às 17 horas. Nela eles terão a oportunidade de concluir o ensino médio convencional e se profissionalizarem em um curso técnico. A EEEP ofertará os cursos técnicos de tecelagem, comércio e cerâmica.

A aluna da nova EEEP, Nayanne Ribeiro, agradeceu ao Governador, e descreveu a satisfação em poder estar numa escola inovadora. “Estudar aqui está sendo uma oportunidade única. Estou traçando um caminho diferente através dos estudos, oportunidade esta que meus pais não tiveram”, destacou. A jovem Amanda Lima, ela é ex-aluna da EEEP de Russas, também agradeceu Cid Gomes a oportunidade. “Conclui meus estudos na Escola Profissionalizante do meu município e fui aprovada em três universidades públicas, na UFC, UnP e na Ufersa, onde estou matriculada”, comemorou a estudante.

Os depoimentos emocionaram o Governador e, segundo ele, servem como estímulo para a implantação de mais Escolas Profissionalizantes. “Nada me dá mais alegria que os depoimentos dessas jovens. A gente percebe que pode mudar a realidade de pessoas mais humildes, porque esses jovens não são menos inteligentes que filhos de ricos, o que faz a diferença entre eles é a escola”, relatou o Governador. Ele também lembrou que Escola dá acesso ao estágio curricular obrigatório e remunerado pelo Governo do Estado. “Isso vai acabar com aquela dificuldade que o jovem tem de ter seu primeiro emprego por falta de experiência”, explicou Cid.

Escola_Jaguaruana4Para a diretora, Jucineide Fernandes, a implantação desse novo modelo de educação é um “marco na história do Ceará”. “Uma gestão voltada para resultados que me encanta. Acredito que essa nova modalidade vai trazer ensino de qualidade para a escola pública”, avaliou. O prefeito de Jaguaruana, Bebeto Delfino, também comemorou a inauguração da EEEP e dos investimentos que o Governo vem fazendo no município. “Cid vai fazer a mudança no ensino de Jaguaruana. E esse foi o Governo que mais investiu em 120 anos de história do nosso município”, agradeceu o Prefeito.

Presente na solenidade, o vice-Governador, Domingos Filho, lembrou que o Governo do Estado também está inovando na educação das crianças, com a implantação dos Centros de Educação Infantil (CEI) e do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), programa pioneiro e que virou referência no Brasil. Na ocasião foi anunciada a construção do CEI de Tabuleiro de Norte.
Também prestigiaram a inauguração da Escola o secretário adjunto da Secretaria da Educação (Seduc), Idilvan Alencar; o Presidente do Conpam, Paulo Henrique Lustosa; os deputados Antônio Granja e Wanderley Pedrosa; prefeitos e autoridades da Região.

27.03.2012
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 85 3466.4898)

Um comentário:

  1. Ter nossa Escola inaugurada foi mais um obstáculo superado, ao chegarmos aqui nos deparamos com várias dificuldades, mas nada do que nos impedisse de aprender. Hoje estamos aqui superando os novos obstáculos e querendo aprender cada dia mais e mais!

    ResponderExcluir