segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Inscrições para o Sisu começam nesta segunda


Nesta segunda-feira (7) começam as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada. O Sisu é um sistema gerenciado pelo Ministério da Educação (Mec), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do exame nacional do ensino médio (Enem). As inscrições vão até o dia 11 de janeiro e devem ser feitas exclusivamente pela internet.
Apenas candidatos que tenham feito o Enem no ano passado e obtido nota superior a zero na redação poderão participar do Sisu. Na primeira edição deste ano, a oferta chega a 129.279 vagas, em 3.751 cursos. Ao todo, 101 instituições públicas de educação superior selecionarão estudantes por meio do Sisu.
O estudante pode se inscrever em até duas opções de vaga e deve especificar, em ordem de preferência, as suas escolhas em instituição, local de oferta, curso e turno. No momento da inscrição, o candidato também precisa informar a modalidade de concorrência, ou seja, ele pode optar pelas vagas reservadas pela lei de cotas, por outras políticas que eventualmente existam em cada instituição e também para as vagas destinadas à concorrência de um modo geral.
Não haverá cobrança de taxas para a participação no processo seletivo. Durante o período de inscrição, o estudante poderá alterar as opções feitas ou até mesmo cancelar a inscrição. Será considerada válida a última inscrição confirmada.
A primeira chamada de selecionados está prevista para o dia 14. Os convocados devem se matricular nos dias 18, 21 e 22. A segunda chamada será divulgada no dia 28 deste mês, com matrícula em 1°, 4 e 5 de fevereiro.
Os estudantes que não forem selecionados nas duas primeiras convocações podem tentar a lista de espera. Caso ainda haja vaga no curso de primeira opção, o candidato será convocado pela instituição que tenha a vaga disponível.
Informações do site G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário