terça-feira, 14 de junho de 2016

V SEMANA DO MEIO AMBIENTE


Dia 06 de Junho
 
Na última segunda-feira, os alunos do 2º e 3º ano do Curso Técnico em Meio Ambiente da EEEP Francisca Rocha Silva deram início a V Semana do Meio Ambiente em parceria com a Secretaria Municipal de Recursos Hídricos e Meio Ambiente. A semana iniciou dia 06 de Junho, onde os alunos participaram de um momento de conscientização junto à população, entregando mudas, folhetos educativos e sacolas ecológicas.
 
Na ocasião, foram entregues diversas mudas, tais como: tamarindo, maracujá, azeitona, palmeiras, entre outras.
A entrega de mudas faz parte das estratégias de fortalecimento da consciência ambiental em Jaguaruana, que tem boa parte de sua economia baseada na retirada direta de recursos naturais, como por exemplo, a carcinicultura. "Toda a cidade ganha quando o meio ambiente é fortalecido, e entendemos que incentivar a preservação e a conservação gera sim renda e emprego. Devemos continuar acreditando e apoiando pequenos inícios, pois somente através da sustentabilidade é que um dia poderemos viver de forma digna”, destaca o Prof. Coordenador Elton
Gonçalves.

Dia 07 de Junho

Na terça-feira, demos abertura ao ciclo de palestras com o Professor Cauê Barbosa, onde o mesmo trouxe como tema: “Gestão de Recursos Hidrobiológicos e Sanitários”, e nos falou sobre sua importância para a saúde pública e controle da poluição.

Em continuação, o Professor Whasington Bernardo tratou sobre a “Gestão Ambiental na Agropecurária Sustentável”, ressaltando a importância da Agropecuária Brasileira, e da sua compatibilização com a sustentabilidade.


Após ambas as apresentações tivemos um momento de “tira-dúvidas” com todos os presentes, e em continuação a programação, a oportunidade foi facultada à Professora Mariana Navarro que trouxe como tema: “(Re)conhecendo a Biodiversidade no Contexto das Unidades de Conservação” e tratou sobre os tipos de unidades de conservação, as de Proteção Integral, e as de Uso Sustentável, ressaltando sua importância para biodiversidade.
 





Dia 08 de Junho

Na quarta-feira continuamos nossa programação, onde tivemos a oportunidade de receber nossa ex-aluna Tanara Almeida, agora acadêmica em Ecologia (UFERSA). A mesma apresentou o curso, a importância da área ambiental na atualidade, as atividades já desenvolvidas em sua vida acadêmica.

Dando prosseguimento, a vez foi com a Professora Janne Kleia, onde o tema de sua palestra foi: “Experiências Agroecológicas”.
 

 
                                                                                                              Dia 10 de Junho

O encerramento da V Semana do Meio Ambiente aconteceu com uma Visita Técnica ao Município de Icapuí – Ceará. A visita aconteceu em três momentos: Estação Mangue Pequeno, Associação Mulheres de Corpo e Algas e Trilha Ecológica na APA de Ponta Grossa.















Nenhum comentário:

Postar um comentário