quinta-feira, 21 de março de 2013

QUEM SOMOS

A Escola Estadual de Educação Profissional Francisca Rocha Silva está situada no município de Jaguaruana, no Vale do Jaguaribe a 183 km de Fortaleza, capital do estado do Ceará, possuindo uma população de aproximadamente 32.000 habitantes (CENSO - IBGE, 2010).
No que se refere à área educacional, o município possui média do Ideb (2009) de 3,6 no 9º ano do ensino fundamental, abaixo da média nacional e estadual. A maioria dos jovens quando terminam o ensino médio encontram dificuldades de inserção no mercado de trabalho e de prosseguimento nos estudos em nível superior, realidade que faz com que durante a educação básica sintam-se desmotivados e não encontrem significado no ato de estudar, refletindo em resultados insatisfatórios referentes à aprendizagem.
Nessa perspectiva foi lançada a proposta de criação de uma escola estadual de educação profissional no município a fim de proporcionar novas oportunidades para jovens, tendo em vista o projeto do Governo do Estado do Ceará de implantação do ensino médio integrado à educação profissional em todo o estado a partir de 2008.
As obras de construção da escola tiveram início em 2009 e foi concluída em 2011, totalizando um investimento de mais de oito milhões de reais. Em novembro de 2010 foi aberto o processo seletivo que culminou na nomeação da professora Maria Jucineide da Costa Fernandes para a direção do referido estabelecimento. Em junho de 2011, foi a vez de ser aberto o processo seletivo para preenchimento de duas vagas de coordenação escolar, sendo selecionados: Ciro Oliveira Ferreira e Francisco Leandro de Paula.
A iniciativa de proposta dos primeiros cursos técnicos se deu através de uma pesquisa do mercado de trabalho da região, realizada por técnicos da Seduc em parceria com órgãos municipais que prestaram informações importantes acerca da carência de profissionais capacitados para desempenhar as funções nos cargos ofertados. Assim foram selecionados os cursos técnicos em Agropecuária, Cerâmica, Comércio e Tecelagem.
No dia 22 de junho de 2011, o governador do estado do Ceará, Cid Ferreira Gomes, sancionou a LEI nº 14.944, de autoria do deputado estadual Antônio Granja, publicada no diário oficial do estado no dia 05 de julho de 2011, que denomina Francisca Rocha Silva, a Escola Estadual de Educação Profissional localizada no município de Jaguaruana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário