terça-feira, 17 de maio de 2016

Aula de Campo - Redenção

          No dia 14 de maio (Sábado) o professor de História da EEEP Francisca Rocha Silva Ronald Felipe conduziu os alunos da 2ª série do Curso Técnico em Administração, para uma aula de campo na cidade de Redenção – CE, localizada na região do Maciço de Baturité.
         Na oportunidade, o professor Ronald Felipe fez uma explanação sobre a importância histórica desse município para o nosso país. Ressaltando, que o atual nome Redenção, oficializado em 1889, faz referência ao fato da cidade ter entrado para a história como a primeira no Brasil a libertar totalmente seus escravos. Isso ocorreu por declaração, em 1º de janeiro de 1883.
          Fez parte do roteiro de visita da aula de campo, a Escadaria de 720 degraus, o Monte das Graças que conduz a um grande crucifixo e à imagem de Nossa Senhora das Graças e, fica localizada na Serra do Cruzeiro. Os alunos visitaram ainda, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição; o Monumento Negra Nua, construído na metade do século passado, que é estruturado por concreto e revestido com pastilhas de azulejo. Esse monumento retrata uma negra nua, que dá graças às luzes do céu por sua liberdade. Ele fica localizado na entrada da cidade, à Avenida da Abolição, em frente ao prédio da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e por último, foi feita a visita ao Museu Senzala Negro Liberto que é composto por casa grande, senzala, canavial, a moageira e uma lojinha (Mercado da Sinhá). O conjunto arquitetônico colonial é original e tem boas condições de conservação. Na área, encontram-se a original casa grande dos senhores do engenho, a senzala, o canavial e o antigo maquinário de fabricar a cachaça Douradinha.
           Foi um dia de muita aprendizagem, onde os alunos puderam conhecer e sentir um pouco de perto a história da escravidão no Brasil.








Engenho desativado

Canavial - Redenção - CE
 
                                                                            Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, concluída em 1868
 



                                                                                Interior da antiga senzala no prédio do Museu Senzala Negro Liberto.




















 

Nenhum comentário:

Postar um comentário