quinta-feira, 20 de abril de 2017

Bom dia amigos!

Ontem, na manhã do dia 19/04 (Quarta-feira), os alunos do 3º ano do Curso Técnico em Meio Ambiente, sob a orientação do Prof. Coord. Elton Gonçalves, tiveram a oportunidade de participar de uma aula de campo em um dos criadouros de animais silvestres particulares existentes no Estado do Ceará, o Sítio Tibagi.
Localizado em Guaramiranga, no Maciço de Baturité, o Sítio Tibagi é um exemplo de preservação da natureza, o local pode ser considerado como uma mini-floresta, ideal para se trabalhar a Educação Ambiental, além de assuntos de Ecologia, e da relação sociedade-natureza.
Um dos poucos criadouros autorizados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), é possível perceber a harmonia no ecossistema, com atenção especial para a fauna, ao colocar em prática lições de gestão ambiental.
O local é um convite ao contato com a natureza, tendo o respeito como uma das suas mais importantes premissas. Observar os animais, mesmo que de longe, serve de estímulo para evitar a degradação do meio ambiente. O Sítio Tibagi possui cerca de 1.200 animais, e uma média de 100 espécies, dentre elas, as lhamas, cervos, águias, gaviões, aves africanas e australianas, esquilos, cutias, tartarugas, bicho preguiça e tamanduá. A maioria é doada pelo Ibama, como resultado das apreensões realizadas no Estado. Além das doações, o proprietário do Sítio Tibagi compra os animais, de preferência os exóticos.

Durante toda a visita, os alunos foram acompanhados pela Bióloga Camila Porto, recepcionados pelo funcionário Leilson, e desde já, fica o nosso “Muito obrigado!” à administração do local em nome de Guilherme Rêgo. Gratidão pela parceria! (Texto: Prof. Elton Gonçalves)







Nenhum comentário:

Postar um comentário