quarta-feira, 16 de março de 2016

Visita Técnica ao Lajedo de Soledade

                 No dia 15 de Março de 2016, a 2º série do Curso Técnico em Meio Ambiente realizou uma Visita Técnica ao Lajedo de Soledade, na cidade de Apodi – RN. Acompanhados do Professor  Coordenador de Curso Elton Gonçalves e da Coordenadora Escolar Ana Cecilia, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um dos sítios arqueológicos mais importantes do Brasil, como também o museu que contém os fatos históricos da geologia e os fósseis da região. É importante salientar que o museu é localizado numa área de um quilômetro quadrado de rocha calcária, do período paleolítico.
           
            O Lajedo de Soledade quase foi destruído pelos produtores de cal da região. Mas a intervenção de geólogos da Petrobras e dos próprios moradores do distrito do Lajedo, no início da década de 90, acabou salvando este sítio.
           
            No Lajedo, pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte já encontraram fósseis de animais pré-histórico, como o bicho-preguiça e tatus gigantes, mastodontes e tigres de-dente-de-sabre que viviam no Nordeste no período Glacial, além de pinturas rupestres.

            São vários os painéis dessas pinturas ainda preservadas que se encontram no leito de um rio seco, que podem ser observadas em visitas acompanhadas por guias. Segundo pesquisadores, os desenhos dessas pinturas teriam sido feitos por índios que habitavam essa região no período  pré-histórico.

            Assim, a visita ao Lajedo permitiu aos alunos, futuros técnicos em meio ambiente, conhecer de perto a história de formação da Terra, capacitando e permitindo o conhecimento do processo de formação dos solos e dos tipos de rochas, como também a reconhecer os principais aspectos geológicos do ambiente brasileiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário